terça-feira, 21 de junho de 2016

DNA

Função do DNA
Uma vez que estamos falando em ácidos nucléicos, portanto, ácidos encontrados nos núcleos das células, convém saber que o núcleo representa justamente a central de informações de uma célula. É como se fosse uma torre de controle, de onde são distribuídas as informações para que cada célula execute sua tarefa.
As moléculas de DNA fazem duas coisas importantes. Em primeiro lugar, elas se replicam, o que significa que elas fazem cópias de si mesmas. Isso é facilmente compreendido se imaginarmos um homem adulto, com um milhão de bilhões de células, que começou, em sua versão original, com uma única célula. Esta única célula se dividiu em dois e, por meio de sucessivas divisões, chegou a 4, a 8, a 16, a 32 e assim por diante, até chegar ao homem adulto. Pode-se dizer que a função de replicar do DNA é como se fosse a função de uma fábrica modelo, com qualidade cem por cento, onde os planos do DNA são copiados com fidelidade, praticamente sem erros.
De acordo com esses planos do DNA, para que um corpo seja ‘construído’, não basta que ele se duplique. É preciso que alguma coisa mais aconteça. Assim, o DNA faz uma supervisão indireta da fabricação de um tipo diferente de molécula, que é a proteína.
Fazer proteínas talvez pareça estar muito longe da fabricação de um corpo, mas, diz ele, esta é a primeira pequena etapa nesta direção, uma vez que as proteínas constituem grande parte da estrutura de um corpo e, além disso, controlam os processos químicos dentro da célula, ligando-os e desligando-os no momento e no lugar certo. E essa movimentação toda dentro das células é que leva uma primeira célula a vir a formar um bebê e, mais tarde, um corpo adulto.
O ácido desoxirribonucléico (DNA) é o material genético - o equivalente ao fator hereditário de Mendel e aos gene cromossômicos de Morgan. A herança genética tem sua base molecular nos processos precisos de replicação e transmissão do DNA da célula mãe para as células filhas.

A Estrutura do DNA
O DNA é um dos ácidos nucléicos, moléculas que contêm informações na célula (o ácido ribonucléico, ou RNA, é o outro ácido nucléico). O DNA é encontrado no núcleo de toda célula humana. As informações no DNA:
• orientam a célula (junto com o RNA) na fabricação de novas proteínas que determinam todos os nossos traços biológicos
• passam (são copiados) de uma geração para outra
A explicação para todas essas funções é encontrada na estrutura molecular do DNA, conforme descrito por Watson e Crick.
Embora possa parecer complicado, o DNA em uma célula é simplesmente um padrão feito de quatro partes diferentes, chamadas nucleotídeos. Imagine um conjunto de blocos que possui somente quatro formas, ou um alfabeto com apenas quatro letras. O DNA é uma longa fileira desses blocos ou letras. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio
FONTE: CLIQUE NESSE LINCK E SAIBA MAIS A RESPEITO DO DNA .
http://dnadaoquefalar.blogspot.com.br/?m=1

DNA e RNA – Diferenças, Funções, Código Genético, Propriedades

Biologia – Estudo da Genética
O DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA ( ácido ribonucleico) são os dois tipos de ácidos nucléicos presente nos seres vivos. Conheça hoje as funções e processos celulares em que estão envolvidos, veja as propriedades e características do Código Genético.
FONTE :CLIQUE NESSE LINCK E SAIBA MAIS DO DNA .
  http://not1.xpg.uol.com.br/dna-e-rna-diferencas-funcoes-codigo-genetico-propriedades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário