terça-feira, 21 de junho de 2016

Pesquisa Clínica


Pesquisa Clínica ou estudo clínico são os termos utilizados para denominar um processo de investigação científica envolvendo seres humanos. É por meio deste, que os cientistas encontram novas e melhores maneiras de prevenir, detectar, diagnosticar, controlar e tratar doenças.
A Pesquisa Clínica tem como intuito descobrir ou verificar os efeitos clínicos, farmacológicos e/ou outros efeitos farmacodinâmicos do(s) produto(s) estudado(s), e/ou de identificar qualquer evento adverso a este(s), e/ou estudar a absorção, distribuição, metabolismo e excreção do mesmo(s) com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia. A execução de uma pesquisa clínica está baseada no rígido cumprimento das regras contidas em um documento denominado Protocolo de Pesquisa. Esse documento deve conter a descrição completa da pesquisa, com exposição clara de seus objetivos e outras informações pertinentes (como seleção dos participantes/sujeitos de pesquisa, como serão analisados os dados e como se dará a divulgação ao final da pesquisa) devendo ser formulado dentro das regulamentações internacionais que garantem a correta realização da pesquisa dentro de padrões éticos, científicos e de respeito ao paciente, exigidos pela comunidade leiga e científica.
As regras internacionais que regem a Pesquisa Clínica estão explicadas em um documento denominado “Boas Práticas Clínicas”. No Brasil existe uma Resolução Nacional, de número 196/96, publicada pelo Conselho Nacional de Saúde, que está vinculado ao Ministério da Saúde, regulamentando toda e qualquer pesquisa que envolva o ser humano. Além de respeitar as regras nacionais, os pesquisadores brasileiros devem respeitar também as regras internacionais de Boas Práticas Clínicas e qualquer outro decreto e resolução relacionado a estudos clínicos com seres humanos, estes que têm sempre a premissa de beneficiar o paciente.
Embora a pesquisa clínica no Brasil esteja em franca expansão, ainda é muito comum que exista preconceito contra esta prática, que acaba sendo associada a pesquisas feitas indevidamente no passado quando ainda não havia regulamentações para este tipo de pesquisa. Recentemente, devido a uma melhor divulgação do assunto pela mídia, esta imagem tem melhorado, e alguns pacientes têm depositado suas esperanças na participação de estudos de medicamentos, podendo ou não ser beneficiados por estes estudos.

FONTE: Aqui você fazer pode a sua
Pesquisa Clínica e ler as noticias e muito mais é só clicar no linck  .
http://www.novostratamentos.com.br/pesquisa-clinica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário